pßgina inicial
nossos produtos
espašo mulher
espašo crianša
cartŃo virtual
papel de parede
receitas
saiba mais sobre o aš˙car
fale conosco
nossa empresa
 

Cromoterapia: a energia das cores




 
 

As cores podem interferir no cotidiano das pessoas, da maneira mais direta à mais sutil. Seja na saúde ou mesmo na decoração da casa, nas roupas. Desde o Egito antigo, pedras preciosas coloridas são utilizadas para massagear pessoas doentes. A finalidade da aplicação de cores é suprir carências de vibrações energéticas no corpo e neutralizar o excesso de outras. A vibração de cada cor pode ser introduzida no corpo através dos alimentos, da luz solar ou artificial, da visualização de cores, entre outros.

A cromoterapia é a ciência que utiliza a vibração das cores para restaurar o equilíbrio do corpo humano. O uso das cores é uma ferramenta em muitas áreas. Há quem se dedique a estudos para saber qual a cor mais adequada para determinado ambiente, seja ele uma casa, o local de trabalho ou um hospital. Segundo especialistas, a cor pode transformar o ambiente, influenciar na comunicação, aumentar a energia. Nas roupas, pode indicar as que estão de acordo com seu corpo, as que suprem suas necessidades ou que melhor expressam sua personalidade. Pode trazer harmonia e equilíbrio, provocar vibrações, valorizar emoções e melhorar o astral.

A cromoterapeuta Márcia Larini Luizetto explica que como as cores são sinônimo de vibração, de energia, têm influência direta na vida. “Na saúde, o tratamento ajuda a re-harmonizar as células. Também contribui para o fortalecimento do sistema nervoso central”, explica. Além disso, ela acrescenta, a cromoterapia limpa e harmoniza a aura e equilibra os chacras (pontos de energia do corpo astral).

O assunto demanda um aprofundamento na abordagem, principalmente no que se refere à saúde. E sua análise também. Mas, caso você queira saber algumas dicas básicas da relação entre cores e roupas, aí vão elas: “As cores podem influenciar no estado de espírito, no ânimo das pessoas. As cores quentes (como o amarelo e o vermelho) são boas para ambientes mais agitados, enquanto as frias (azul) trazem calma e tranqüilidade. As neutras (verde) harmonizam”, exemplifica Márcia Luizetto.

Já o preto, informa a cromoterapeuta, leva à introspecção. “Por isso nem sempre faz bem usá-lo. Ele nos faz ficar mais acanhados, mais tristes. Não é recomendado para a hora de dormir”. Aliás, cores recomendadas para quartos são o azul (calmante) e o lilás claro (cor espiritual). O branco, por sua vez, reflete todas as cores e é o símbolo da paz e da harmonia. “Pode ser usado o tempo todo, principalmente na hora das refeições”, aconselha.

Branco: calma, paz, necessidade de estar limpo, puro. Associado à harmonia, cura. Remete à sinceridade e reconciliação.

Vermelho: para pessoas cansadas, debilitadas, quando precisam de coragem, força de vontade. Para aquelas que querem ser notadas, que sentem necessidade de atrair alguém.

Amarelo: para tonificar o sistema nervoso, estimular a intuição e atrair dinheiro. Estimula a lógica, o intelecto. Também tem efeito antidepressivo e antiestresse.

Laranja: para obter sucesso monetário. Para pessoas desencorajadas, apáticas e tristes. Aumenta a libido e a auto-estima. Intensifica as emoções e a sensação de bem-estar.

Verde: para ganhar presentes, diminuir o estresse. Equilibra a hiperatividade, para exercer controle sobre a emoção. Transmite tranqüilidade e facilita o sono. 

Azul: para obter harmonia, paz e tranqüilidade. Traz serenidade, receptividade, calma e confiabilidade. A cor é relaxante. Combate o egoísmo e traz a harmonia.

Violeta: para buscar inspiração, serenidade espiritual, envolvimento sem ansiedade, equilíbrio, estabilidade emocional. Acalma sentimentos negativos, diminui a irritação.

Preto: Refere-se à elegância. Serve para afastar invejosos.

Fontes na internet: www.planetanatural.com.br, www.abbra.eng.br e www.mistico.com

 

Mais textos:
Em dia com o coração
Como evitar riscos com brinquedos
Cuidados com os pés
Consciência energética e qualidade de vida
Combate ao câncer
Menopausa
Como lidar com a TPM
Saúde Bucal
Cuidados com o ar seco e poluição

. espaço mulher .